DALAI LAMA
DALAI LAMA
Tenzin Gyatso, Sua Santidade o 14º Dalai Lama nasceu em 6 de julho de 1935, numa família de camponeses da pequena vila de Taktser, na provincia de Amdo, situada no nordeste do Tibet.ua Santidade o Dalai Lama começou sua educação monástica aos seis anos. O currículo consistia de cinco disciplinas maiores e cinco menores. As maiores são: lógica, arte e cultura tibetana, sânscrito, medicina e filosofia budista — e esta por sua vez se compõe de outras cinco categorias: Prajnaparamita, a perfeição da sabedoria;Madhyamika, a filosofia do Caminho do Meio; Vinaya, o cânone da disciplina monástica;Abhidharma, metafísica; e Pramana, lógica e epistemologia. As disciplinas menores são: poesia, música e teatro, astrologia, gramática e sinônimos. Aos 23 anos, fez seu exame final no Templo de Jokhang, em Lhasa, durante o o Festival Anual de Orações Mönlam. Foi aprovado com honras e recebeu o grau de Geshe Lharampa (título máximo, equivalente a um Doutorado em Filosofia 1ista). Em complemento a esses temas budistas, estudou inglês, ciências, geografia e matemática.Em 1950, com 15 anos de idade, Sua Santidade foi solicitado a assumir a completa responsabilidade política como chefe de estado e de governo, após a invasão chinesa do Tibet. Em 1954, foi a Beijing para tratativas de paz com Mao Tsetung e outros lideres chineses, como Chou En-Lai e Deng Xiaoping. Em 1956, durante visita à Índia para participar das festividades do aniversário de 2500 anos de Buda, esteve presente em uma série de reuniões com Nehru, o Primeiro Ministro Indiano, e o Premiê Chou, sobre a situação do Tibet que se deteriorava rapidamente.Seus esforços para alcançar uma solução pacífica para o problema sino-tibetano foram frustrados pelas atrocidades da política chinesa, no leste do Tibet, dando origem a um levante popular. Esse movimento de resistência espalhou-se por outras partes do País, e em 10 de Março de 1959, Lhasa, a capital do Tibet, explodiu em um grande levante. As manifestações da resistência tibetana exigiam que a China deixasse o Tibet, reafirmando a sua independência.Quando a situação se tornou insustentável, pediu-se ao Dalai Lama que saísse do país para continuar no exílio a luta pela libertação. Sua Santidade seguiu para a Índia, que lhe concedeu asilo político, acompanhado de outros oitenta mil refugiados tibetanos. Hoje há mais de 120.000 tibetanos vivendo como refugiados na Índia, Nepal, Butão e no Ocidente. Desde 1960, Sua Santidade reside em Dharamsala, uma pequena cidade no norte da Índia, apropriadamente conhecida como "Pequena Lhasa", por sediar a sede do governo tibetano no exílio.Desde a invasão chinesa, Sua Santidade apresentou vários recursos às Nações Unidas sobre a questão tibetana. A Assembléia Geral adotou três resoluções sobre o Tibet, em 1959, 1961 e 1965. Em maio de 1990, as reformas propostas por Sua Santidade deram ensejo à realização de uma administração verdadeiramente democrática para a comunidade tibetana no exílio. O Gabinete tibetano (Kashag), que até então sempre fora indicado por Sua Santidade, foi dissolvido, juntamente com a Décima Assembléia de Deputados do Povo Tibetano (o Parlamento tibetano no exílio). Nesse mesmo ano, tibetanos exilados no subcontinente indiano e em mais de 33 outros países elegeram 46 membros da ampliada 11ª Assembléia Tibetana, numa votação direta. A Assembléia, por sua vez, elegeu os novos membros do Gabinete. Em setembro de 2001, um passo ainda maior para a democratização foi dado quando o eleitorado tibetano elegeu diretamente o Kalon Tripa, ministério-mor do Gabinete, que por sua vez indicou seu próprio Gabinete, a ser aprovado pela Assembléia Tibetana. Na longa história do Tibet, essa foi a primeira vez que o povo elegeu seus líderes políticos.A decisão do Comitê Norueguês do Prêmio Nobel de conferir à Sua Santidade o Prêmio da Paz ganhou reconhecimento e aplauso mundial. A citação diz: "O Comitê deseja enfatizar o fato de que o Dalai Lama, em sua luta para a liberação do Tibet, constantemente se opõe ao uso da violência. Ele, em vez disto, advoga soluções pacíficas baseadas na tolerância e respeito mútuos para a preservação da herança cultural e histórica de seu povo. O Dalai Lama desenvolveu sua filosofia de paz com uma grande reverência por todas as coisas vivas, e um conceito de responsabilidade universal que envolve toda a humanidade e também a natureza. Na opinião do Comitê, o Dalai Lama vem se conduzindo com propostas construtivas e visionárias para a solução de conflitos internacionais, questões de direitos humanos e problemas ambientais globais."Em 10 de Dezembro de 1989, Sua Santidade aceitou o prêmio em nome de todos os oprimidos no mundo e daqueles que lutam pela liberdade e trabalham pela paz mundial e pleo povo do Tibet. Em suas considerações, disse: "O prêmio reafirma a nossa convicção de que com a verdade, coragem e determinação como nossas armas, o Tibet será libertado. Nossa luta deve permanecer sem violência e livre de ódio."Ele também enviou uma mensagem de encorajamento pelo movimento democrático chinês, cuja recente manifestação na Praça da Paz Celestial havia sido alvo de brutal repressão. "Na China, o movimento popular pela democracia foi subjugado pela força bruta, em junho deste ano. Não acredito que as manifestações foram em vão, porque o espírito de liberdade renasceu no povo chinês, e a China não pode escapar do impacto desse espírito, que sopra em muitas partes do mundo. Os corajosos estudantes e seus defensores mostraram à liderança chinesa e ao mundo a face humana daquela grande nação." ua Santidade o Dalai Lama freqüentemente diz: "Eu sou simplesmente um monge budista — nem mais nem menos." Ele realmente segue os preceitos da vida de um monge. Vivendo em uma pequena cabana em Dharamsala, levanta-se todos os dias às 4 horas da manhã para meditar, e cumpre uma atribulada agenda de encontros administrativos, audiências particulares, ensinamentos e cerimônias religiosas. Conclui o dia, sempre, com orações. Ao revelar as suas maiores fontes de inspiração, ele normalmente cita seus versos favoritos, encontrados nos escritos do reconhecido santo budista Shantideva:
Enquanto o espaço existir,
enquanto seres humanos permanecerem,
devo eu também permanecer
para dissipar a miséria do mundo.
Tenzin Gyatso, His Holiness the 14th Dalai Lama was born on July 6, 1935, a peasant family in the small village of Taktser in Amdo province, located in northeastern Tibet.
ua Holiness the Dalai Lama began his monastic education at age six. The CV was greater than five subjects and five smaller. The largest are: logic, Tibetan art and culture, Sanskrit, medicine and Buddhist philosophy - and this in turn is composed of five other categories: Prajnaparamita, the perfection of wisdom; Madhyamika, the philosophy of the Middle Way; Vinaya, the canon of monastic discipline; Abhidharma, metaphysics, and Pramana, logic and epistemology. The minor subjects are: poetry, music and drama, astrology, grammar and synonyms. At age 23, made his final examination in the Jokhang Temple, Lhasa, during the the annual festival of Monlam Prayer. Passed with honors and received the degree of Geshe Lharampa (title max, equivalent to a Doctorate in Philosophy 1ista). In addition to these Buddhist themes, studied English, science, geography and mathematics.
In 1950, with 15 years of age, His Holiness was asked to assume full political responsibility as head of state and government, after the Chinese invasion of Tibet. In 1954 he went to Beijing for peace talks with Mao Zedong and other Chinese leaders, such as Chou En-Lai and Deng Xiaoping. In 1956, during a visit to India to attend the festivities of the anniversary of 2500 years of Buddha, was present in a series of meetings with Nehru, Indian Prime Minister, and Premier Chou about the situation in Tibet deteriorated rapidly.
His efforts to achieve a peaceful solution to the Sino-Tibetan problem were frustrated by the atrocities of Chinese policy in eastern Tibet, giving rise to a popular uprising. This resistance movement spread to other parts of the country, and on March 10, 1959, Lhasa, the capital of Tibet, exploded in a major uprising. The manifestations of Tibetan resistance demanded that China leave Tibet, reaffirming its independence.
When the situation became untenable, we asked the Dalai Lama to leave the country in exile to continue the struggle for liberation. His Holiness went to India, which granted him political asylum, accompanied by other eighty thousand Tibetan refugees. Today there are over 120,000 Tibetans living as refugees in India, Nepal, Bhutan and West. Since 1960, His Holiness resides in Dharamsala, a small town in northern India, aptly known as "Little Lhasa," for hosting the headquarters of the Tibetan government in exile.
Since the Chinese invasion, His Holiness presented a number of resources to the UN on the Tibetan issue. The General Assembly adopted three resolutions on Tibet in 1959, 1961 and 1965.
In May 1990, the reforms proposed by His Holiness gave rise to the realization of a truly democratic government to the Tibetan community in exile. The Tibetan Cabinet (Kashag), which until then had always been appointed by His Holiness, was dissolved along with the Tenth Assembly of Tibetan People's Deputies (Tibetan Parliament in exile). That same year, exile Tibetans on the Indian subcontinent and in more than 33 other countries elected 46 members of the extended 11th Tibetan Assembly, a direct vote. The Assembly, in turn, elected the new cabinet members. In September 2001, a further step towards democratization was taken when the Tibetan electorate directly elected the Kalon Tripa, department chief of the Cabinet, which in turn appointed his own Cabinet, to be approved by the Tibetan Assembly. In the long history of Tibet, this was the first time that the people elected their political leaders.
The decision of the Norwegian Nobel Committee to give to His Holiness the Peace Prize has won recognition and acclaim worldwide. The citation says: "The Committee wishes to emphasize the fact that the Dalai Lama in his struggle for the liberation of Tibet consistently opposed the use of violence. He, instead, advocated peaceful solutions based upon tolerance and mutual respect for the preservation of cultural and historical heritage of his people. The Dalai Lama has developed his philosophy of peace with a great reverence for all living things, and a concept of universal responsibility that involves all of humanity and nature as well. In the opinion of the Committee, The Dalai Lama has been leading with visionary and constructive proposals for the solution of international conflicts, human rights issues and global environmental problems. "
On December 10, 1989, His Holiness accepted the prize on behalf of all the oppressed in the world and those who struggle for freedom and work for world peace and pleo people of Tibet. In his remarks, said: "The prize reaffirms our conviction that with truth, courage and determination as our weapons, Tibet will be liberated. Our struggle must remain nonviolent and free of hatred."
He also sent a message of encouragement by the Chinese democracy movement, whose recent demonstration in Tiananmen Square had been the target of brutal repression. "In China the popular movement for democracy was subdued by brute force in June this year. I do not believe the demonstrations were in vain, because the spirit of liberty revived the Chinese people and China can not escape the impact of this spirit thatblows in many parts of the world. The brave students and their supporters showed the Chinese leadership and the world the human face of that great nation. "
ua Holiness the Dalai Lama often says, "I am simply a Buddhist monk - no more nor less." He actually follows the precepts of the life of a monk. Living in a small cottage in Dharamsala, he rises every day at 4 am to meditate, and meets a troubled schedule of administrative meetings, private audiences, teachings and religious ceremonies.Concludes the day, always, with prayer. By revealing their greatest sources of inspiration, he often quotes his favorite verse, found in the writings of the renowned Buddhist saint Shantideva:
While the space exists,
as human beings remain,
Should I also remain
to dispel the misery of the world.